Uma jornada pessoal
O teste do jogo começou com uma surpresa. Em seus primeiros minutos, "Lost Planet 3" mostra uma versão envelhecida de seu protagonista, Jim Peyton, que, ferido, conversa com sua neta. Ela tenta levantar algo que parece estar prendendo o corpo do herói, mas ele a convence de que os esforços são em vão.
A partir daí, Peyton começa a contar a história de como ele chegou a E.D.N. III, o planeta que é cenário da série, 50 anos antes. O jogador então assume o controle dele no passado, com plena consciência de que a aventura que está tendo início na verdade não passa de um flashback.
MULTIPLAYER
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"Lost Planet 3" não tem uma campanha cooperativa como o segundo
jogo da série. Mas opções multiplayer online não faltarão. O jogo terá
modos 'deathmatch', de sobrevivência em times, entre outros. Na versão
de testes, tais modalidades não estavam disponíveis.
Carismático, Peyton rapidamente faz de seu conflito interno o foco do jogo. Sim, enormes alienígenas chamados Akrid estão por todos os lados e o frio da paisagem gélida é mortal, mas as cenas em que o herói conversa com sua esposa através de mensagens em vídeo, demonstrando saudades, são mais interessantes que tudo isso. E os produtores sabem disso. Com muito cuidado, eles mostram que, mesmo em condições extremas, os dilemas humanos permanecem firmes e fortes.
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Akrids vêm nos mais diversos formatos. Alguns deles são assustadoramente grandes
Saudosista, Peyton tem como seu lar em E.D.N. III um enorme veículo bípede chamado mecanotriz. Diferente dos Vital Suits dos outros jogos da série, que eram descartáveis e muito ágeis, a mecanotriz é maior, mais lenta e única. Sua cabine tem fotos dos entes queridos de Peyton, ao lado de vários outros toques pessoais.
"Lost Planet 3" se passa muito tempo antes do "Lost Planet" original, em uma época em que os robôs não tinham a mesma mobilidade dos Vital Suits modernos, mas duravam muito mais. Assim, a mecanotriz de Peyton fica ao seu lado durante praticamente toda a sua jornada. Para andar de uma área para outra, o herói monta em seu veículo, que serve não apenas como meio de locomoção, mas também como uma poderosa arma.
O laço entre Peyton e seu robô é tão forte que assume termos literais. Quando está dentro do 'alcance umbilical' da mecanotriz, o jogador consegue ver em sua interface um radar e informações como o número de disparos restantes em uma arma. Mas quando ele se distancia muito, apenas a mira da arma permanece na tela.
Essa limitação ajuda a reforçar a atmosfera hostil de E.D.N. III, e obriga os jogadores a tomarem cuidado dobrado com investidas de inimigos quando é hora de se afastar de sua mecanotriz.
Linha ondulada
MOEDA NATURAL
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Em "Lost Planet 3", energia termal ('T-Eng') funciona como a moeda
corrente de E.D.N. III, e não tem nenhuma relação com a recarga de armas
ou a energia do protagonista como nos jogos anteriores da série.
Acumulando os pontos, Peyton pode comprar novas armas e incrementar as
que ele já tiver, e também aplicar melhorias a sua mecanotriz. Cápsulas
de T-Eng podem ser obtidas dos corpos de inimigos... Mas há um problema.
Em certos momentos do teste, os próprios cadáveres bloqueavam a
passagem do herói, impedindo que os pontos fossem coletados.
Seguindo tal linha, os jogadores encontram diversos tipos distintos de Akrid, que devem ser atingidos com disparos em pontos fracos que ficam evidentes por brilharem em tons alaranjados. Aqui torna-se evidente o maior problema das primeiras horas do game: seu combate é repetitivo e, pior, enjoativo. Pouco inteligentes, os inimigos atacam sempre seguindo os mesmos padrões, e mesmo na dificuldade mediana, derrotá-los pode ser um processo demorado.
Ao menos na versão testada, estranhos bugs acentuavam o problema. Em mais de uma ocasião Akrids 'travavam', parando de atacar sem nenhum motivo aparente enquanto recebiam os ataques de Peyton. Um deles, quadrúpede, ocasionalmente resolvia ficar uivando para o céu - e assim ele permanecia até morrer.
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Simpático, o herói Jim Peyton prende a atenção dos jogadores. Mais do que os Akrids
Por volta da terceira hora da aventura, o jogador se vê obrigado a enfrentar um Akrid enorme, que assume o papel de chefe. A batalha não demora muito e nem é das mais criativas, mas o que vem logo em seguida prende a atenção.
Logo após derrotar o inimigo gigante, Peyton é obrigado a lutar contra um outro Akrid do mesmo tipo, só que desta vez no controle de sua mecanotriz. Nessa hora, a força e o peso do robô tornam-se evidentes, e o monstro é derrotado com muito mais facilidade. As diferenças de poder entre Peyton e seu 'mech' divertem, e dá para afirmar que seria um acerto se a produtora brincasse com essa dicotomia mais vezes no jogo completo.
Pela primeira vez na série focado em conflitos pessoais, "Lost Planet 3" chegará para PlayStation 3, Xbox 360 e PC no dia 27 de agosto.
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